Grupo Necas

Teatro do Bixiga (1987) – Elenco do espetáculo Méthodos.

O ano era 1983,  uma peça (Pão e Manteiga), 3 atores – Nelson Peres, Marco Ricca e Mônica Martins, quem dirigia, Roberto Lima, uma história pra contar e uma ficha com um campo em branco “NOME”.  Foi como nasceu oficialmente o grupo Necas de Pitibiribas.

O grupo produziu e encenou adaptações de vários romances, contos e poemas de diversos autores brasileiros, entre eles, Graciliano Ramos, Plínio Marcos, Mário de Andrade, Oswald de AndradeCornélio Pires. E encenou também importantes clássicos da dramaturgia universal, tais como, como FaustoSenhorita JúliaO Capote (o conto russo de N. Gogol); além de peças de própria autoria sobre a vida e obra de grandes personagens da história, como Bakunin e o filósofo Sócrates.

Além da produção, pesquisa e encenação dos seus espetáculos teatrais, o grupo foi responsável também, pela realização de outros eventos ligados ao movimento cultural contemporâneo, tais como, o evento Anistia no Bexiga, junto à Anistia Internacional; Mostra Internacional de Teatro, em parceria com o Festival Internacional de Londrina; os encontros dos artistas clowns de São Paulo, Midnight Clown, junto ao grupo Doutores da Alegria, uma série debates teatrais, Quem Precisa de Teatro, junto ao Aliança Francesa e diversos outros.

O Grupo Necas administrou o Teatro do Bexiga (1988/1992) e o Teatro Aliança Francesa do Butantã (1996/1998), este último, em parceria com a Cooperativa de Teatro e Educação.

O grupo mantém em seu repertório os espetáculos solos: Querência da obra do escritor regionalista Cornélio PiresO Capote adaptado do conto homônimo de Nicolai Gogol com a atuação de Nelson Peres e direção de Roberto Lima e Marcos Toledo, respectivamente.

Formação original do Grupo Necas (1983):
Nelson Peres, Marco Ricca, Mônica Martins e Roberto Lima.

Depois, passaram, entraram, saíram e voltaram mais um monte deles. Todos com um enorme talento. Como do naipe, de um Gustavo Engracia, de um Paulo Federal, de um Laerte Mello, Karyn Cevera, Marcelo Pinto, Adriana Consorte, Kiko Gonçalves, Ricardo Pettini, Dione Leal, Claudia Maria de Souza, Claudia e Cássia de Souza (as irmãs bailarinas), Ciça Fonseca, Luciana Chauí, Moniquinha, Milton… e tantos outros.

Tempos bons esses do grupo Necas de Pitibiribas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s